Primeira semana (04/mar):
Na primeira semana, a profª Marcela fez uma introdução à disciplina e ao que seria o Parque das ocupações do Barreiro. Introduziu também ideias e conceitos que seriam estruturadores da disciplina, como ‘Verde’; a relação Natureza+gente/moradia; a divisão Humanos e natureza que se agravou com o advento da modernidade. Ainda nessa semana, foi criado um o grupo no facebook para o compartilhamento de ideias e informações e também como uma plataforma de discussão. Foi feito também um levantamento de todas as informações da região, como mapas, fotos, diagramas e legislação.
Segunda semana (08 e 11/mar):
Para a segunda aula, os alunos tiveram de trazer trabalhos e projetos arquitetônicos/urbanísticos que teriam procedimentos análogos à proposta de Parque das ocupações. Ainda na mesma semana, foi proposta a primeira visita à ocupação. Para essa e outras visitas, foram pensados métodos de coleta e cartografia de informações sobre as ocupações e a relação dos moradores com a natureza, o verde. Foi proposto, então, a construção de uma maquete com possibilidade de incluir-se ícones, a definição dos tópicos principais, e as perguntas disparadoras para o levantamento de informações.
Terceira Semana (15 e 18/mar)
No dia 15, no horário da aula, aconteceu a 1ª visita da turma às ocupações Eliana Silva e Paulo Freire. Foi feito reconhecimento de campo, junto à maquete, e também levantamento fotográfico. No dia 18, deu-se continuação à produção dos ícones e à discussão das perguntas disparadoras para o levantamento de informações.
2ª visita (19/mar)
Os grupos se dividiram para realizar as conversas-entrevistas e cartografar as informações na maquete, a partir dos ícones. Os moradores participaram também na colocação dos ícones das informações relatadas. Neste mesmo dia, na Paulo Freire, foi feito um pique-nique pelos alunos e alguns moradores das ocupações.
Quarta semana (22 e 25/mar)
Na terça-feira, os grupos apresentaram o que fizeram e encontraram durante suas visitas. Neste dia, começou-se a discussão das formas de espacializar e transformar em dado as informações coletadas. Foi pensado produzir diagramas e mapas em diversas categorias. Neste momento, começou-se a produção das cartografias, por meio de modelos e testes.
Quinta semana (29/mar e 1º/abr)
Nesta semana, continuou-se o processo de produção das cartografias, por meio de orientações e discussões dentro da sala. No dia 1º, os grupos apresentaram seus mapas e também já as primeiras ideias de diretrizes para o Parque das ocupações.
Sexta semana (05 e 08/abr)
Nesta semana, os grupos focaram em discutir ideias de diretrizes entre si. Houve também orientação da profª Marcela grupo a grupo. A apresentação na banca intermediária está próxima.