No último dia da disciplina aconteceu a banca final, composta pela professora Marcela, professora Luciana Bragança, uma moradora da Eliana Silva (Nome) e a bolsista Gabriela Tavares.
As apresentações foram de aproximadamente 25 minutos. Foi notado uma grande melhora desde a pré banca. Os grupos tiveram uma boa articulação entre eles, complementando diretrizes. Os trabalhos foram de grande qualidade.
O grupo 1 detalhou ruas compartilhadas, a partir de belos croquis que mostravam como seria possível que carros, ciclistas e pedestres convivessem juntos no mesmo espaço. Também falaram de iluminação, arborização e fizeram um bom detalhamento da drenagem, com ideias de reservatórios de água reutilizável. Usaram diagramas muito esclarecedores para informar necessidades e desejos dos moradores.
O grupo 2 detalhou a arborização, e áreas de lazer usando um conceito de parquinhos de bolso que une pequenos parques com brinquedos infantis e áreas comuns. Utilizaram também a ideia inovadora de colocar bicicletas que geram energia para iluminar esses locais.
O terceiro grupo detalhou uma microeconomia que partia de uma produção já existente de horta, doces e artesanatos. A proposta envolvia um local físico para os moradores da região fabricarem, armazenarem e venderem seu produto, mas também com a possibilidade de vender em sites. O resultado disso é a sustentabilidade econômica e uma autonomia de mercado. Também foi falado de pavimentação e plantio de hortas em um lote da Paulo Freire muito inclinado.
O quarto grupo detalhou trilhas e rampas e principalmente o mobiliário do MLB. Com um projeto muito bonito, conseguiram propor uma edificação de baixo custo, com permeabilidade visual e galpão multifuncional, além de cozinha, banheiro e lava roupas. O local escolhido foi propício, já que há proximidade com a quadra que possibilita interação e convivência entre os pais e filhos. Usando a ideia do primeiro grupo, propuseram no mesmo local um parquinho de bolso.
A disciplina chegou ao fim mas o trabalho na região não. O grupo indisciplinar continuará a atuar nessa frente, com bolsistas, voluntários e coordenadores, levando as propostas dos grupos até os moradores, tentando atender uma demanda importante que articula área verde e ocupação.